terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

O que é carfentanil, anestésico para elefantes encontrado na cocaína adulterada que matou 24 na Argentina

 BBC Brasil

CRÉDITO,GETTY IMAGES

A cocaína foi misturada com carfentanil, um opioide

 sintético 10 mil vezes mais poderoso que a morfina

A Procuradoria Geral de Buenos Aires disse que a cocaína adulterada que matou 24 pessoas na semana passada continha carfentanil, um opioide "extremamente forte" cujos efeitos são 10 mil vezes mais potentes do que a heroína ou o fentanil.

Dois estudos foram realizados por peritos independentes com várias amostras da cocaína apreendida pela polícia de Buenos Aires no bairro Puerta 8, oeste da Grande Buenos Aires, onde a droga era distribuída.

Na noite de 3 de fevereiro, os serviços de emergência receberam ligações de dezenas de pessoas que passaram mal após terem consumido cocaína adulterada.

Foram relatados desmaios, paradas cardíacas, asfixias e mortes quase imediatas. Outras pessoas receberam tratamento em hospitais.

A hipótese de que a causa das overdoses poderia ter sido o carfentanil (ou um de seus derivados misturado com cocaína) surgiu depois que alguns pacientes reagiram à naloxona, um antídoto para intoxicação por opioides, segundo a imprensa argentina.

Após ouvir depoimentos de sobreviventes sobre onde eles haviam adquirido a droga, a Justiça argentina ordenou uma operação policial que resultou na prisão de vários suspeitos.

 CRÉDITO,GETTY IMAGES

A droga processada com carfentanil matou 

pelo menos 24 pessoas e deixou dezenas de feridos

O que é carfentanil?

De acordo com a página da Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), o carfentanil é um opioide sintético aproximadamente 10 mil vezes mais potente que a morfina e 100 vezes mais potente que o fentanil.

Pode ser fatal com apenas 2 miligramas, dependendo de como é administrado e de outros fatores. Ele é usado em várias formas, incluindo pó, comprimido e spray. Fabricado na China, ele é distribuído no mercado clandestino.

CRÉDITO,MINISTERIO DE SEGURIDAD DE BUENOS AIRES

Os envelopes da cocaína adulterada eram cor-de-rosa e vendidos 

por 200 pesos (cerca de R$ 10), segundo a polícia local

A substância está ligada a uma série de mortes em vários países ao redor do mundo. Segundo as autoridades americanas, a sua presença nos mercados de drogas ilícitas dos EUA é preocupante, pois a potência da droga pode levar a um aumento nas mortes por overdose.

O carfentanil pode ser letal mesmo quando apenas tocado, o que significa que ele é uma ameaça para médicos que atendem emergências de pacientes com suspeita de overdose.

Legalmente a substância é usada como anestésico para animais de grande porte, como elefantes, rinocerontes e ursos.

'Não está disponível para veterinários'

Depois que a presença do carfentanil foi relatada, grande parte da discussão pública na Argentina se concentrou em como a droga entrou no país.

Segundo informações do jornal La Nación, o carfentanil foi incluído em uma lista de substâncias proibidas na Argentina em 14 de agosto de 2019.

"Não está disponível para veterinários, não está em uso corrente. Não é como a cetamina, que pode ter uso humano ou veterinário. Portanto, há duas alternativas: ou a droga já foi introduzida em sua forma acabada, ilegalmente, ou [...] ela está sendo processada em algum laboratório", disse Sergio Saracco, presidente da Associação Argentina de Toxicologia (ATA), ao La Nación.

 CRÉDITO,GETTY IMAGES

Uma das casas onde a cocaína foi apreendida 

no bairro Puerta 8, província de Buenos Aires

Carlos Damin, chefe de Toxicologia do Hospital Fernández, disse ao La Nación que o carfentanil "é usado em países como Canadá, EUA e México como substância para ser adicionada à heroína e ao fentanil, então provavelmente alguém poderia tê-lo usado em pequenas quantidades para testar."

A investigação ainda está em andamento, disseram as autoridades.

As conclusões publicadas na quinta-feira (10/2) ainda precisam ser complementadas com outros resultados extraídos das autópsias das vítimas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário