quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Chupetas: o que saber para comprar com segurança

O Globo

Produto tem norma de segurança

Foto: Reprodução



Recentemente, empresas convocaram recall de chupetas que apresentaram problema em uma peça que pode causar asfixia. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem uma norma específica sobre a segurança do produto, com orientações que os fabricantes devem seguir para não colocar as crianças em risco. Por isso observe se o produto tem o selo

Superfície lisa e bordas arredondadas

Foto: Reprodução


O escudo (ou base) da chupeta deve ter a superfície lisa, com bordas arredondadas, em conformidade a exigência da ABNT de não ter borda cortante ou pontiaguda. Além disso, todo escudo deve ter ao menos dois furos para ventilação.

Informações na embalagem

Foto: Reprodução


Outra exigência que deve ser observada pelo consumidor diz respeito à embalagem. Ela deve conter dados do fabricante, importador ou distribuidor em português para permitir contato com o fornecedor do produto em caso de dúvida. No rótulo também devem constar informações sobre eventuais riscos que possam afetar a saúde e a segurança.

Composição e validade

Foto: Reprodução


 As embalagens devem descrever ainda características, qualidades, quantidades, composição, garantia, prazos de validade e origem do produto, conforme estabelece o Artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Selo obrigatório

Foto: Reprodução


Ao comprar chupetas o consumidor também deve sempre observar se o produto é adequado a faixa etária da criança, pois há variação de tamanho do bico e do escudo para bebês na faixa de 0 a seis meses (tamanho 1), maiores de seis meses (tamanho 2) e não recomendado para menores de 18 meses (tamanho 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário