quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Vacina contra dengue recebe parecer favorável de biossegurança

Viviane Nogueira 
O Globo

Decisão da CTNBio divulgada nesta quinta-feira atesta a parte industrial do produto da Sanofi-Pasteur; falta só aprovação da Anvisa


Foto Custodio Coimbra - Custódio Coimbra / Agência O Globo
Osvaldo Cruz/Fiocruz.
 Laboratório de transmissão de hermatozoides. 
Anielly Alves Ferreira, técnica, graduação em Biologia. Mosquitos do Aedes. 

RIO - A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deu nesta quinta-feira parecer favorável à vacina contra dengue da Sanofi-Pasteur, a primeira vacina a chegar nesse estágio. Isso quer dizer que a segurança da parte industrial da vacina foi aprovada, o manuseio da vacina não coloca ninguém em risco. Agora falta a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que corre em paralelo a essa.

A vacina da Sanofi-Pasteur foi testada em 40 mil pessoas em 15 países e os resultados foram entregues no fim de 2014; o dossiê foi para a Anvisa em março deste ano, e a Anvisa está no tempo certo de análise.

— Esperamos que até o fim do ano, início de 2016 haja esta aprovação, justamente para aproveitar o verão, porque a coisa não está boa: até agosto são mais de 600 mortes por dengue — diz a diretora médica da Sanofi-Pasteur, Sheila Homsani.

A administração da vacina do laboratório é em três doses, com intervalo de seis meses entre elas, para garantir a proteção de 93% em crianças a partir de 9 anos de idade. Mas a primeira dose, que pode ser dada no próximo verão caso saia a aprovação da Anvisa até lá, já garante eficácia de 74%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário