terça-feira, 13 de outubro de 2015

Combinação de remédios é eficaz contra o câncer de tireoide

Veja online

Ministrados juntos, paclitaxel e pazopanibe mostraram eficácia no tratamento de um tipo raro e muito letal do câncer de tireoide

(Thinkstock)

A glândula tireóide produz hormônios que atuam em todo o
 nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo

A combinação dos remédios paclitaxel e pazopanibe, já usados em terapias contra o câncer, poderá ser usada no tratamento do câncer de tireoide anaplásico (de mau prognóstico). De acordo com um estudo publicado no periódico Science Translational Medicine, a combinação das drogas poderá ajudar na luta contra esse tipo raro, e historicamente negligenciado, de câncer.

Para o estudo, o pesquisador Crescent Isham e colegas da Clinica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, fizeram uma associação dos dois medicamentos. Em seguida, essa mistura foi usada para tratar células cancerígenas cultivadas em laboratório. Com o uso de filmagem em câmara lenta, os cientistas observaram que no período de alguns dias as células cancerígenas ficavam presas a uma fase específica do ciclo celular: a mitose. Assim, elas não conseguiam se dividir para aumentar o tamanho do tumor. Por fim, elas morriam.

Uma taxa mais elevada de morte das células estava associada a uma combinação de doses mais baixas de cada droga. Mas essa redução nos níveis das drogas tinha que vir combinada. Os resultados eram inferiores quando apenas uma das drogas tinha sua quantia elevada separadamente. De acordo com os pesquisadores, a combinação dos medicamentos funciona pela ação em uma enzima chamada Aurora Kinase-A, envolvida com a processo de mitose celular — um alvo do pazopanibe que não era conhecido. 


Opinião do especialista: Alexandre Balieiro, Oncologista clínico do Hospital A.C. Camargo

O estudo ainda está em uma fase muito preliminar de pesquisa, e precisa apresentar muitas provas para garantir uma mudança no paradigma de tratamento do câncer de tireoide. O medicamento pazopanibe, uma medicação que chamamos de "droga alvo", já foi testado sem muito sucesso em pacientes. Esse estudo mostra, no entanto, que combinar esse remédio com uma droga usada na quimioterapia, a paclitaxel, apresenta um mecanismo de ação diferente do esperado. E esse mecanismo aponta para um novo caminho de combate ao câncer."

Saiba mais:

CÂNCER DE TIREOIDE
Considerado um tipo raro de tumor, o câncer de tireoide responde por 2% a 5% do total de cânceres em mulheres, e por 2% dos tumores em homens. Em 2012, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que tenham sido registrados 10 590 novos casos. Dieta, componente genético e fatores hormonais são apontados como possíveis causas da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário