quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Inmetro proíbe chupetas e mamadeiras customizadas

Luciana Casemiro
O Globo

Fiscalização começa esta semana em feiras de gestantes

Reprodução 
Chupetas customizadas que trazem risco à saúde
 e segurança dos bebês foram proibidas pelo Inmetro 

RIO - Chupetas e mamadeiras customizadas — aquelas com pinturas, cristais, adesivos, entre outros, acessórios — estão com a produção, importação, distribuição e comercialização proibidas. A Resolução 517, do Inmetro, publicada, nesta quinta-feira, tem aplicação imediata. O assessor da Diretoria de Avaliação da Conformidade do instituto, Paulo Coscarelli, informa, inclusive, que as fiscalizações começam esta semana e o principal alvo são as feiras de bebê e gestante onde esses produtos são amplamente comercializados.

— É preciso conscientizar os adultos dos riscos desse tipo de produto. Entre os principais deles está o de engasgamento ou ingestão de acessórios como cristais, que podem se alojar no sistema intestinal do bebê, além da intoxicação, já que não há controle sobre o tipo de tintas e colas usadas para fazer essa customização. Não se pode priorizar a estética. O mais importante é a segurança. As crianças não são bonecos e, em muitos casos, estamos falando de bebês de dias — ressalta Coscarelli.

O executivo do Inmetro chama atenção para o fato de que há casos de empresas que fazem a customização e voltam com o produto para a embalagem original, induzindo ao consumidor ao erro de que aquele produto seria seguro, já que na “caixa” há o selo do Inmetro:

— O uso indevido do nome das marcas de fabricantes de chupetas e mamadeiras, assim como dos cristais já tem causado movimentação das empresas. Há muitos sites vendendo esses produtos e também tantos outros alertando para os riscos.

Coscarelli diz que, apesar de não haver registro de acidentes no banco de dados do Inmetro, o instituto decidiu pela publicação da resolução numa medida preventiva acompanhando os procedimentos adotados nos Estados Unidos e na Europa. Em caso de descumprimento da resolução, haverá apreensão dos produtos e punição dos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário