quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Quatro curiosidades sobre células-tronco

O Globo

Tratamento de doenças


 Foto: Justin Ide / Reuters


Células-tronco do sangue do cordão umbilical podem ser indicadas no tratamento de 80 doenças, diz o presidente da Associação Brasileira de Bancos de Células-Tronco, Roberto Waddington. Há mais de 230 estudos que tratam do uso delas em terapias para doenças, paralisia cerebral e diabetes estão entre elas.

Capacidade de uso

Apenas uma unidade de sangue de cordão umbilical pode ser o suficiente para o tratamento de um adulto, segundo Waddington, que observa que isso depende da quantidade de células-tronco presentes na unidade. O peso do paciente e a finalidade da terapia também têm influência nisso.

Durabilidade

Pesquisas já mostraram que células-tronco armazenadas há cerca de 25 anos em condições adequadas preservam suas funções vitais. No entanto, não é possível afirmar que elas podem ser mantidas por tempo indeterminado, uma vez que essas são as mais antigas amostras disponíveis.

Em família

De 606 transplantes de medula contabilizados por bancos privados de todo o mundo, apenas 19 foram para o próprio dono das células. Como nesses bancos o material armazenado pertence à família do doador, todos os outros 587 transplantes foram feitos entre irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário